Agora sim, já é oficial e com fotos de boa qualidade que nos permitem admirar a pureza e beleza das suas linhas: eis o novo Mercedes Classe E Coupé que será revelado publicamente no salão automóvel de Detroit, em Janeiro, estando as primeiras entregas aprazadas para Abril de 2017.
Seguindo a mais recente tendência do "design" da marca de Estugarda, este E Coupé encaixa na perfeição entre o mais pequeno da Classe C e o grande e luxuoso da Classe S, ficando ali… onde está a virtude. Já tem dimensões para que as linhas esguias se possam "estender" à vontade num resultado final de grande elegância, mas não é demasiado grande para lhe limitar a agilidade que se espera de um modelo mais desportivo.
Os painéis lisos, sem muitas arestas nem linhas ondulantes, dão-lhe um visual simples mas, ao mesmo tempo, poderoso que faz ressaltar a frente com a grelha e as entradas de ar bem trabalhadas e os vincos no "capot". De lado, o principal sinal distintivo é o terceiro vidro lateral, atrás, que é fixo, e que marca toda a moldura sem interrupção do pilar B. Por fim, na traseira, as novas ópticas alongadas e planas dão o toque final de elegância neste "coupé".
O interior é quase decalcado do da berlina desta nova geração do Classe E mas, mesmo assim, mereceu alguns detalhes distintivos. O que salta mais à vista são as saídas da ventilação com uma inspiração óbvia nos reactores a jacto da aviação. Mas há também alguns painéis e revestimentos específicos do "coupé" além, claro, dos dois bancos traseiros próprios (o E Coupé é só para quatro), mais cavados e que permitem que os passageiros dos lugares posteriores fiquem com bastante espaço em altura, para a cabeça: 925 mm, face aos 1039 mm dos ocupantes dos lugares dianteiros.
Disponível nos acabamentos Avantgarde e AMG Line, o Classe E Coupé de nível de equipamento mais baixo terá a normal instrumentação de dois mostradores redondos de ponteiros e um ecrã central de 8,4’’. Mas poderá receber, obviamente, o duplo painel digital já presente nos outros Classe E, com os dois grandes ecrãs de 12,3’’ e com todos os sistemas de conectividade através do Apple Car Play ou Android Auto. A própria instrumentação pode ser configurada em três modos e visualizações distintos, Classic, Progressive e Sport.
O coupé oferecerá três hipóteses de suspensão, começando pela tradicional que já coloca o carro 15 mm mais próximo do solo que a berlina. Em opção, o E Coupé pode contar com o Dynamic Body Control com amortecedores ajustáveis ou a suspensão pneumática Air Body Control. Além disso, tem ainda a vasta panóplia de sistemas electrónicos de auxílio à condução já estreada nesta geração da Classe E. E uma longa lista de opcionais para o personalizar… em troca de um bom molho de euros!